FAQ
Perguntas frequentes dos alunos

Nosso objetivo é responder de forma fácil e rápida às perguntas que normalmente são feitas em nossos chats e demais canais de comunicação.

Se não encontrar o que procura aqui, não deixe de entrar em contato com nosso time de atendimento qualificado para lhe atender prontamente aqui.

Respostas para as suas perguntas

Qualquer dúvida converse com a gente

Qual o procedimento para a realização da inscrição e matrícula nos cursos?

Modalidade presencial: basta ir até a área de inscrições no final da página do curso em que você está interessado. Você será direcionado para a página de inscrições presenciais e passará por análise de currículo para prosseguir com a matrícula. Modalidade online: também basta ir até a área de inscrições no final da página do curso em que você está interessado. Você será direcionado para a página que informa as condições de pagamento e disponibiliza o contrato do curso. A garantia da vaga ocorre a partir do pagamento da primeira mensalidade ou do valor integral para quem optar pelo pagamento à vista. O pagamento pode ser realizado por meio de boleto bancário ou cartão de crédito

Qual a documentação necessária para a realização da matrícula?

No momento da matrícula, basta inserir os dados pessoais, realizar o pagamento, aceitar o termo e enviar a documentação. O aluno deverá enviar por correio, em até 30 dias após o início das aulas, a cópia autenticada do diploma de graduação e a cópia simples de um dos documentos de identificação abaixo: - RG Civil (para brasileiros); - Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade); - Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade); - Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno); - Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade); - CNH (só será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno); - RNE (para alunos estrangeiros). Os documentos deverão ser enviados para a Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA): Endereço: Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 15 - Living Porto Alegre - RS CEP: 90619-900

Após o pagamento, qual o prazo para liberação do acesso?

O acesso é liberado em até 72 horas no caso de pagamento mediante boleto, e imediatamente para pagamento via cartão de crédito.

Se houver necessidade, terei a opção de trancamento da matrícula?

Não há trancamento de matrícula em programas de Pós-graduação como esse. O aluno que perder alguma disciplina por reprovação ou ausência deverá fazer a prova de recuperação da respectiva disciplina até o final do curso com nota máxima limitada a 6. Além disso, o aluno pode solicitar prorrogação do período para desenvolver o TCC. O período regular de 3 meses para seu desenvolvimento podem ser estendidos em mais 3, totalizando até 6 meses. (No curso FIB, o prazo regular é de 6 meses, podendo ser estendido por mais 6 meses, totalizando 12 meses). Poderá ocorrer a cobrança de créditos extras. Como opção, o aluno pode realizar reingresso em uma turma futura, iniciando novamente o curso. Para isso, será cobrada multa referente às disciplinas já disponibilizadas ao aluno, mas o inverstimento já realizado será reaproveitado. Caso o aluno desejar realizar o cancelamento do curso, aplica-se multa referente ao período do curso não realizado.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se é necessário ter colado grau. O aluno que já colou grau (formou-se) e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode matricular-se apresentando um atestado de conclusão de curso emitido pela universidade até que tenha o documento oficial. Estudantes que ainda não colaram grau não podem realizar a matrícula, mas podem manifestar interesse e aguardar o início de novas turmas.

Para realizar a Pós-graduação, posso ser graduado em qualquer área?

Sim. Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

A pós-graduação lato sensu está direcionada para aqueles que têm interesse em especializar-se em alguma área de sua profissão (Especialização), aumentando, assim, as chances de inserir-se no mercado de trabalho. Por sua vez, a pós-graduação stricto sensu forma pesquisadores que pretendem seguir carreira acadêmica (Mestrado e Doutorado).

Como funciona este curso de especialização?

Além da modalidade presencial disponível em Porto Alegre/RS, o curso também está disponível na modalidade online. Ambos têm exatamente o mesmo conteúdo e as aulas são realizadas por uma dupla de professores (um professor convidado e um professor da PUCRS). Na modalidade online, a equipe da PUCRS realiza a cobertura audiovisual dos encontros que ocorrem na modalidade presencial e edita os vídeos em alta qualidade. Esse é o conteúdo que vai de forma otimizada para a plataforma online. Cada disciplina tem três encontros, podendo haver exceções (para mais encontros). A divisão de encontros entre professor convidado e professor PUCRS pode variar. Via de regra o convidado tem dois encontros e o professor PUCRS um encontro. Pode haver casos onde essa proporção se inverte, e casos onde existem mais de um professor convidado e mais de um professor PUCRS. As horas de duração também são estimadas podendo durar mais ou menos, de acordo com o conteúdo e condução dos professores. (Consulte o número de disciplinas e mais detalhes de cada curso no Guia do Curso)

Qual a duração e carga horária do curso?

No geral, os cursos tem a duração mínima de 12 meses, sendo 9 meses para cursar as disciplinas e 3 meses para a conclusão do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). É possível pedir a prorrogação de prazo para realização do TCC por mais 3 meses. No total, os cursos compreendem 363 horas

Quais as configurações técnicas necessárias para a visualização das aulas da Pós-graduação online?

É simples: para ter acesso aos materiais, basta ter conexão de internet banda larga com no mínimo de 5MB de velocidade e um navegador de Internet (dê preferência aos navegadores Google Chrome ou Safari).

Poderei assistir às aulas a qualquer horário?

Os vídeos ficarão disponíveis para visualização durante todo o prazo regular da disciplina, ou seja, 2 meses. Dentro desse período, você poderá visualizá-los quantas vezes quiser, no dia e horário que preferir. Após os 2 meses, via de regra, todos os materiais da disciplina são mantidos para revisão ou realização de teste de recuperação, caso o aluno necessite. No entanto, indicamos a visualização da disciplina no prazo regular de 2 meses por dois motivos: 1) Esse é o prazo em que o professor PUCRS estará disponível no fórum para esclarecer às dúvidas. 2) Há materiais que podem não permanecer na plataforma por questões de mudança de professores ou direitos autorais. Quando isso ocorrer, permanecerá disponível um material de consulta suficiente para a realização do teste em prazo de recuperação.

A Pós-graduação disponibiliza material de apoio?

Sim. Será disponibilizado material de apoio em livros online e PDF que complementam as aulas dos professores. Em todos os materiais você poderá optar entre versões digitais ou versões para downloads e impressão, conforme sua comodidade. Além disso, os professores também indicam bibliografia sobre os temas e a universidade concede acesso à biblioteca virtual da Pós-graduação.

Existe algum canal de interação entre o aluno e o professor?

Claro! Na modalidade online, os alunos interagem com o professor da PUCRS e com os colegas. Junto à tela do vídeo das aulas, que é o local mais frequentado do curso, há uma seção de comentários em que você pode enviar mensagens para o professor PUCRS da disciplina, para a equipe de atendimento ou para a turma como um todo. Nesse espaço de comunicação e troca de informações, o aluno é convidado a postar dúvidas e reflexões, desenvolvendo seu networking. Esse espaço é diretamente intermediado por um professor da PUCRS alocado para cada matéria durante o período de 2 meses após a disponibilização da disciplina. O professor convidado de cada disciplina pode eventualmente deixar algumas mensagens de forma espontânea, mas ele não frequenta o espaço de interação. Adicionalmente, também há um grupo da turma no Whatsapp para que os alunos possam interagir em mais de um canal, além do espaço de comentários da plataforma. Esse grupo é criado no 1º mês de aulas.

Todos os professores anunciados estão confirmados?

Sim. As datas das aulas seguem o cronograma. Caso seja necessária qualquer modificação, sempre serão feitos todos os esforços possíveis para substituir o professor por nomes de qualidade equivalente.

Serão realizadas atividades avaliativas?

Sim. Cada disciplina tem um teste online composto por 15 questões objetivas. O teste fica disponível para realização durante os 2 meses em que a disciplina está disponível. A nota mínima para aprovação é de 6 pontos, sendo a nota máxima 10 pontos. Para alunos que perderem o prazo dessas avaliações ou não obtenham a nota mínima, é possível fazer o mesmo teste online em forma de recuperação. O teste de recuperação é disponibilizado no dia seguinte ao fim do prazo regular e é possível realizá-lo até o final do curso (até o fim do prazo regular do TCC). A nota mínima para aprovação é de 6 pontos, sendo a nota máxima também 6. Ao término do curso, haverá um teste online final que compreende todo o conteúdo abordado, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como funciona a avaliação de fim de curso?

Haverá uma prova final online após a conclusão das disciplinas, abrangendo de forma resumida todo o conteúdo da Pós-Graduação e certificando o nível de evolução dos alunos. A prova pode ser realizada em qualquer lugar, havendo um controle através de reconhecimento facial do aluno durante a realização da prova. A prova ocorrerá dentro da última disciplina do curso, estando disponível em 3 datas diferentes que o aluno pode escolher, com a realização simultânea de todos os alunos.

Haverá prova presencial ou qualquer atividade presencial obrigatória?

Não. Conforme legislação de Lato Sensu, não é obrigatório que cursos de pós-graduação façam prova presencial.

Como posso me preparar para a prova de fim de curso?

É disponibilizado um material resumo de preparação. A prova é integradora, ou seja, focada em conclusões gerais e essenciais das disciplinas, ao invés de focar em aspectos técnicos e detalhes de cada aula.

Qual é a nota mínima necessária na avaliação de fim de curso?

A nota mínima necessária é a mesma das disciplinas, ou seja, 6.


Ainda está em dúvida?

Fale conosco pelos canais abaixo

Image

Envie um Whatsapp

ENVIAR MENSAGEM
Image

Enviar um E-mail

ENVIAR E-MAIL
Image

Ver Contatos

SAIBA MAIS